Geral

Ufal investe em melhorias na iluminação e acessibilidade no Campus A.C. Simões

A instituição está investindo em iluminação moderna e reforça ações de acessibilidade para garantir um campus mais seguro e inclusivo

Por Manuella Soares - jornalista 12/08/2025
Ufal investe em melhorias na iluminação e acessibilidade no Campus A.C. Simões

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tem realizado diversas ações voltadas para a melhoria da infraestrutura do Campus A.C. Simões, em Maceió, destacando os investimentos em iluminação pública e acessibilidade, além de reforçar o compromisso com a inclusão de todos os estudantes, servidores e a comunidade.

Mesmo com o orçamento restrito, desde 2024, a Ufal investiu mais de R$ 70 mil na modernização da iluminação pública, com a instalação e substituição de 200 luminárias e 100 refletores em todo o campus. Além disso, a Universidade foi contemplada com um projeto de eficiência energética em parceria com a empresa LEDAX, que prevê a instalação de novas luminárias LED, garantindo maior segurança e visibilidade em todos os espaços, incluindo o bloco de Matemática.

A Proinfa também está atenta às dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência. Só no ano passado foram investidos cerca de R$ 800 mil em melhorias nas calçadas, passarelas e na adaptação de ambientes. Entre as ações realizadas estão a recuperação de trechos danificados, instalação de corrimões e rampas de acesso em diversos pontos do Campus, além de reformas em banheiros e passarelas, buscando garantir maior autonomia e segurança aos usuários.

Para o ano de 2025, estão previstos novos investimentos, incluindo a recuperação de calçadas nas vias principais e a instalação de plataformas elevatórias em pontos estratégicos, como Reitoria, Biblioteca Central e o antigo Centro de Ciências da Saúde. Segundo o pró-reitor Felipe Paes, essas ações ainda dependem da aquisição de equipamentos, cujo processo de compra já está em andamento.

Profissionais especializados e planejamento contínuo

Todo esse esforço conta com uma equipe especializada na área de acessibilidade. A Ufal dispõe de uma Gerência de Projetos composta por quatro arquitetas e dois engenheiros civis, treinados de acordo com as normas da ABNT. Entre 2019 e 2024, foram elaborados 20 projetos voltados à acessibilidade, com destaque para três já concluídos, outros em andamento, e mais iniciativas previstas para os próximos anos.

De acordo com o pró-reitor, a instituição garante o compromisso de continuar aprimorando sua infraestrutura, buscando um ambiente universitário cada vez mais inclusivo, seguro e acessível a toda a comunidade acadêmica. “Reafirmamos nosso compromisso com um campus inclusivo e acessível e agradecemos o diálogo constante com a comunidade acadêmica”, destaca Paes.